segunda-feira, 14 de março de 2011

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO

Biblicamente falando, o que é o evangelho de Jesus Cristo? Venha conosco aprender sobre isso através da Escrituras.

Tudo começa com Deus

O CARÁTER DE DEUS
"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar." (Habacuque 1.13a) 
"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."
(Isaías 59.2)

A JUSTIÇA DE DEUS
"Porque o SENHOR é justo, e ama a justiça; o seu rosto olha para os retos." 
(Salmo 11.7)
"Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado."
(Salmo 7.11-12)
"Porém o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça."
(Isaías 5.16)

A DEPRAVAÇÃO E A CONDENAÇÃO DO HOMEM
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"
(Romanos 3.23)
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam."
(Isaías 64.6)

O GRANDE DILEMA
"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR."
(Proverbios 17.15)

Como Deus então pode justificar o homem, se todos são ímpios, e ainda assim não ser abominável? Como ele perdoa nossos pecados e não contradiz sua própria palavra que diz que quem justifica um ímpio é abominável?

A AÇÃO DE DEUS

Enquanto mentem a sua santidade e Justiça, a Bíblia afirma que Deus também é amor, e em amor respondeu ao apuro do homem

MOTIVADO POR AMOR
"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados."
(I João 4.8-10)

A CRUZ DE CRISTO
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; endo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus."
(Romanos 3.23-26)

A RESSURREIÇÃO
"O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação"
(Romanos 4.25)

A REAÇÃO DO HOMEM
ARREPENDIMENTO começa com o reconhecimento e a confissão do que o que Deus diz sobre nós é verdade – nós pecamos.
"Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares."
(Salmo 51.3-4)
Um reconhecimento genuíno de nossa corrupção e a nossa culpa nos levará também a um sofrimento genuíno, vergonha e até mesmo ódio daquilo que fizemos.
"Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?"
(Romanos 7.23-24)
Somente aparente sinceridade na confissão nunca é evidencia definitiva de um genuíno arrependimento. A sinceridade deve ser acompanhada de um AFASTAMENTO DO PECADO.
"Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal."
(Isaías 1.16)
"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo."
(Mateus 3.10)

DEFINIÇÃO DE FÉ
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." 
(Hebreus 11.1)

FÉ BASEADA NAS PROMESSAS DE DEUS
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
(João 3.16)

EXEMPLO DE CRENTE
"...nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne."
(Filipenses 3.3)

A BASE DA SEGURANÇA GENUÍNA

A verdadeira conversão: Um verdadeiro cristão é uma nova criatura e viverá uma vida que reflita a obra radical de Deus de recriação de nossas vidas.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
(IICorintios 5.17)
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?"
(Mateus 7.16)
A garantia é baseada em um alto exame a luz das escrituras
"Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."
(IICorintios 13.5)

TESTE DE SEGURANÇA BÍBLICA
"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus."
(1 João 5.13)

1João 1.5-7(Andar na luz), 1João 1.8-10 (Confissão de pecados), 1João 2.3-4 (Obediência), 1João 2.9-11 (Amor pelos irmãos), 1João 2.15-17 (Ódio pelo mundo), 1João 2.24-25 (Perseverança na doutrina), 1João 3.10 (Justiça), 1João 4.13 (Testemunho do Espirito), Hebreus 12.5-8 (Disciplina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário